Considerado um dos mais urgentes no país, o Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), apresenta um déficit de 22.613 cargos desocupados.

A falta de servidores pede com urgência um novo concurso.

No pedido de concurso INSS, vagas como Técnico, Analista e Perito são algumas das mais solicitadas.

O Ministério Público Federal afirmou no começo de junho, que entrará com uma ação civil pública para que o concurso INSS seja realizado.

Para que isso saia do papel, o novo edital depende da autorização do ministro da Economia, Paulo Guedes, que declarou que não abrirá a contratação de servidores.

O presidente do órgão, Renato Rodrigues, e os dirigentes do INSS, esperam a reconsideração de Guedes e que autorize o concurso ainda para 2019, para que a população não seja comprometida.

Com essa defasagem de servidores do INSS, o reflexo da situação pode ser notado na dificuldade dos segurados em obter serviço, sendo metade do pessoal em fase de se aposentar.

Brasileiros também enfermos que vivem dramas em busca de direitos, ficam horas nas agências do INSS, e quase sempre, voltam com mãos abanando.

O órgão INSS registrou um novo déficit de 3.363 servidores nos últimos 5 meses, número que supera o registrado em 2018.

As regiões mais afetadas são o Sudeste, seguido pelo Nordeste.

A maior parte por servidores se aposentando, subindo para cargos superiores ou exonerações.

Tentando minimizar a situação, o governo federal, promete medidas para acalentar a situação, mas não solucionam nada e não inibem a necessidade de novo concurso INSS.

O que é o INSS?

Vinculada ao Ministério da Economia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil.

O INSS é responsável pelas pessoas que devem receber benefícios segundo a lei, como pagamento de aposentadorias, pensão por morte, salário maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e outros benefícios.

Sendo uma organização pública prestadora de serviços, atendendo mais de quatro milhões de pessoas, o quadro administrativo do INSS possui 40.000 servidores ativos, ajudando a minimizar as desigualdades sociais.

Profissional de nível superior, o Assistente Social, atua defendendo os direitos humanos, ajudando a população com as políticas sócias como saúde, previdência social, educação, cultura e assistência social.

Voltado principalmente para a população em situação de pobreza ou sem renda.

Um Assistente Social realiza atividades como, estudos e pesquisas sobre a realidade social, planejamento, execução e coordenação de programas e projetos sociais, elaboração de pareceres sociais, assessoria e consultoria de instituições públicas e privadas, organização não governamentais e movimentos sociais, análise, diagnostico e proposição de politicas sociais, realização de avaliação socioeconômica de indivíduos pra acesso a benefícios e serviços sociais, orientação de indivíduos e grupos quanto aos seus direitos sociais e ensino e pesquisa em instituições de ensino superior.

Órgãos da área da saúde, assistência social e previdência social, públicos municipais, são o que empregam mais assistentes sociais no Brasil, seus assistentes podem integrar e atuar em diferentes esferas da iniciativa privada.

Para exercer a profissão, é necessário obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social do estado onde trabalha.

Há muita expectativa para Concurso INSS 2019 e Concurso INSS 2020, mas é preciso aguardar um pouco, pois não há nada conclusivo até o momento.

Leia sobre o Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal e confira qual conteúdo estudar para a prova e qual a remuneração do cargo.

Concurso INSS

Edital Concurso INSS

A tendência, é que sejam cobradas no concurso INSS 2019, as mesmas disciplinas e o mesmo conteúdo de 2015, quando a banca organizadora foi o CESPE.

O número de pessoas escritas deverá ter o mesmo patamar do concurso INSS de 2015, com mais de 1.046.000 pessoas inscritas.

Mas não se preocupe com o número de inscritos, pois muitas pessoas nem sequer vão estudar, outras ainda, não tem noção sobre técnicas de estudo, o que é muito importante para sua aprovação.

No ultimo edital, publicado em dezembro de 2015, o candidato teve um semestre para se preparar, as provas foram realizadas em maio de 2016.

Um bom tempo para se preparar para o próximo.

Há ainda indícios que possa ocorrer Concurso INSS 2020, precisaremos aguardar um pouco mais para cravar isto.

Se você concurseiro pretende prestar para alguma área que tenha uma remuneração boa não deixe de conferir também sobre o Auditor Fiscal do Trabalho.

O que cai na prova do Concurso INSS 2019 ou Concurso INSS 2020 ?

Como um dos concursos mais aguardados, não é nada fácil passar no Concurso INSS, quem decide começar, precisa ter várias horas de dedicação e estudo.

Existem diversos Concursos Abertos para diversas áreas e se você quer concorrer para outros mas não sabe exatamente qual prestar, confira o artigo e veja as opções.

Para aumentar suas chances, saber o que cai na prova é crucial.

Prova do INSS para Técnico

  • Regime Jurídico Único
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Ética no Serviço Público
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Seguridade Social
  • Noções de Informática

Prova do INSS para Analista

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Previdenciária
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência
  • Serviço Social

Você conhece também o Concurso Vunesp? Ele está disponibilizando mais de 7.000 vagas para concurseiros e as inscrições já estão abertas, confira agora!

Estudar para concurso INSS

O que estudar para o Concurso INSS

Para o concurseiro começar estudar para o Concurso INSS 2019 ou Concurso INSS 2020, listaremos os conteúdos das matérias mais solicitadas:

Raciocínio Lógico: Tautologias, proposições, diagramas lógicos, teoria dos conjuntos, lógica de argumentação, problemas de raciocínio lógico, análise combinatória e noções de estatística e probabilidade.

Língua Portuguesa: Acentuação, gênero e número, classes das palavras, crase, sintaxe, modos e tempos verbais, oração, concordância nominal e verbal, figuras de linguagem, pontuação, significação das palavras e a redação oficial.

Noções de Informática: Uso e modo de tecnologias, conceitos de internet e intranet, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.

Ética no Serviço Público: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Regime Jurídico único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público, saúde, qualidade de vida no serviço público.

Direito Constitucional: Constituição Federal de 1998 e atualizações, administração pública, direitos e deveres fundamentais.

Noção de Direito Administrativo: Estado, governo e administração pública: elementos, poderes e organização, conceitos, natureza, fins e princípios, organização administrativa da União, fontes e princípios, administração direta e indireta, espécies e classificação, agentes públicos, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e funções públicas, regime jurídico único.

De acordo com o cargo escolhido, as matérias do Concurso INSS podem ser diferentes e variar as exigências a serem estudadas.

Quer participar também para o Concurso Petrobrás? Leia o artigo e confira como participar e as vagas que poderão abrir para 2020.

Este concurso é um dos mais concorridos, não deixe para começar estudar quando o edital for publicado.

Comece a se preparar para as provas o quanto antes, estudar um pouco todos os dias é muito importante para não esquecer nenhum assunto.

Confira também o artigo sobre o FCC concursos e veja os cargos disponíveis e o que precisa estudar para conseguir um bom resultado.

E para aumentar suas chances, invista em bons materiais e faça um planejamento de estudo para o Concurso INSS.

Write A Comment