Por via de concurso público, um dos mais tradicionais e concorridos do país, o Concurso Banco do Brasil, com um quadro de servidores lotados em todas as regiões do Brasil, possuindo mais de 5 mil agências espalhadas por todo o território nacional, com mais de 109 mil funcionários, sofre um déficit, o órgão tem enfrentado grandes dificuldades em suas agências, para atender a demanda de clientes.

No início de 2018, aconteceu o último concurso do Banco do Brasil, ofertando 30 vagas para o cargo de Escriturário.

Esse número de vagas ofertadas não foi capaz de suprir as necessidades do órgão, fechando 270 agências de todo o país.

Por esse motivo, a expectativa do novo Concurso do Banco do Brasil 2019, fez a cabeça de milhares de brasileiros.

Concurso Banco do Brasil 2019

Não saiu ainda a confirmação de novos concursos públicos para o cargo de Escriturário do concurso BB em 2019, mesmo sabendo que a necessidade é indiscutível, devido ao fato de vagas para servidores ter aumentado constantemente.

Os bancários, no final do primeiro semestre, protestaram a favor da contratação de mais servidores.

Mesmo em estados que tiveram seleções em 2018, como São Paulo, ainda possuem carência de servidores, tendo em vista que nos últimos 12 meses, 1.983 postos de trabalhos e agências foram fechadas.

Se você tem vontade de prestar para outros Concursos Abertos,  fique por dentro de todas as áreas disponíveis para o ano de 2019 e 2020.

Etapas do Concurso BB

Para os candidatos que pretendem prestar para o Concurso BB, falaremos sobre seus procedimentos e etapas do processo de seleção:

Pedido do concurso – O órgão responsável faz o pedido para a abertura de vagas e de um novo concurso público.

O pedido é analisado pelo governo (municipal, estadual ou federal), considerando aspectos financeiros e técnicos.

Autorização – A autorização governamental, é a que de fato indica que haverá um novo concurso. Variando de acordo com a localidade, essa autorização demora de 6 meses a 1 ano.

Formação da comissão – Depois de autorizado, a banca organizadora do processo seletivo é contratada, essa banca é responsável pela preparação do concurso.

Contratação da banca – Cada banca organizadora do concurso, tem um estilo de prova e conteúdo. Sendo assim, os candidatos direcionam seus estudos dependendo da banca responsável.

Essa banca é responsável pela divulgação do concurso, elaboração do conteúdo da prova, inscrição, logística de aplicação, correção, fiscalização no dia do exame, divulgação dos resultados e questionamento dos candidatos sobre provas e gabaritos.

Cada órgão público pode contratar uma empresa organizadora, desde que a escolhida tenha reputação ético-profissional, seja reconhecida como de utilidade pública, não tenha fins lucrativos e que realiza serviços de natureza singular.

Edital do Concurso – O ponto alto da abertura do concurso, é quando o edital é publicado, facilitando que os candidatos saibam detalhes do concurso, inscrições, vagas e provas.

No edital também consta os assuntos e tópicos que podem cair nas provas.

Redução da taxa – A isenção de pagamento para a taxa de inscrição, geralmente é dado para membros de famílias de baixa renda, doadores de sangue ou medula óssea e para candidatos desempregados.

Inscrição – Depois do edital publicado, as inscrições para o concurso público serão divulgadas, podendo ser feitas somente pela internet, pelo site da empresa que será a banca organizadora do concurso.

Retificação do edital – A retificação acontece quando depois de publicado, o edital sofrer alguma alteração.

Lista de inscrições deferidas – Depois das inscrições, a banca organizadora publica a lista de inscrições.

Fase importante para o candidato conferir seu nome na lista, caso aconteça de não estar, o candidato deve buscar auxílio junto com a banca organizadora.

Convocação para prova – O candidato será convocado alguns dias antes da prova para a confirmação de horário, local do exame e dia, tipo de caneca, entre outros.

Prova do concurso – As provas variam entre ‘’múltipla escolha’’ e ‘’certo ou errado’’.

Gabarito e recursos – Três dias após o concurso, os gabaritos são publicados, as respostas podem ser consultadas no site responsável pela organização do concurso público.

Resultado final do concurso – Se o concurso só contar com a prova objetiva, a banca organizadora publicará o resultado do concurso.

Essa publicação classifica de fato, os candidatos que foram aprovados.

Saiba como estudar e veja informações relevantes que poderão te ajudar na hora de participar de algum concurso em Concurseiro de Sucesso.

Banco do Brasil concurso

O que estudar para o Concurso Banco do Brasil?

Montar um esquema de estudos, é muito importante para sua aprovação.

Nada melhor do que ler o edital, saber das matérias que cairão nas provas, assim o candidato pode fazer um planejamento, resumos e revisões, além de resolver provas anteriores.

O edital foi composto pelas seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Língua Inglesa;
  • Atualidades do Mercado Financeiro;
  • Conhecimentos Bancários;
  • Probabilidade Estatística;
  • Conhecimentos de Informática.

A prova do Concurso Banco do Brasil é composta por 20 questões de conhecimentos básicos e 30 questões de conhecimentos específicos.

Além do concurso citado acima, indico você a ler o edital sobre os Concursos abertos no RJ. Ele disponibiliza data de prova, as taxas, o que deve ser estudado, entre outras informações.

Edital concurso banco do Brasil

Escriturário do Banco BB

O candidato que passar no concurso BB para a vaga de Escriturário, fará:

  • Atendimento ao público;
  • Comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil;
  • Contatos com clientes;
  • Redação de correspondências em geral;
  • Prestação de informações aos clientes e usuários;
  • Conferência de relatórios e documentos;
  • Controles estatísticos.
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional de cargo
  • Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados.

A vaga de Escriturário é destinada para profissionais de nível médio, com uma remuneração de R$ 4.036,56, já incluso salário-base, alimentação e cesta de alimentação.

O servidor também recebe participação nos lucros e resultados, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, vale-transporte, previdência privada e possibilidade de desenvolvimento profissional.

Quer ser um concurseiro de sucesso e ingressar em uma área com remuneração alta? Confira o Edital Auditor Fiscal do Trabalho e veja como conseguir.

Concurso Banco do Brasil 2020

O concurso Banco do Brasil é bastante concorrido, são poucas as vagas que são ofertadas em relação a quantidade de pessoas inscritas.

Abriram inscrições para Concursos Públicos em MG também . Confira o edital e veja quais vagas estarão abertas para o fim desse semestre e para o inicio de 2020.

As vagas são divididas para os estados, para o Concurso Banco do Brasil 2020, ainda não foram divulgadas o número de vagas disponíveis.

O candidato que faz o Concurso Banco do Brasil 2020, está à procura de estabilidade financeira, sabendo que isso é possível, pois o salário é bastante alto.

Na sua última edição, o salário inicial foi de R$ 2.227,26, mais os benefícios já citados. Sendo assim, não temos ainda informações sobre data e abertura das inscrições.

Para quem deseja fazer um concurso público em 2020, indico ler o artigo sobre o Concurso Público de 2020 e conferir as áreas que estarão disponíveis e o que estudar!

O Banco do Brasil é um dos maiores bancos do Brasil, sendo o sonho de muitos candidatos. O Concurso Banco do Brasil 2020, pode ser sua chance.

Leia também sobre um dos concursos mais concorridos Auditor Fiscal da Receita Federal. Lá você irá encontrar informações sobre o que estudar e qual a remuneração de cada cargo.

Por ser um concurso muito concorrido, é necessário tempo de preparação, estudos e determinação.

Write A Comment